No processo de produção industrial, é necessária a adoção de uma série de medidas visando à segurança e cumprimento de determinações legais, para que produtos estejam dentro do padrão de qualidade ideal para o consumo. O uso de detectores de gás destaca-se como uma das formas de garantir a qualidade dos processos.
Esses equipamentos servem para detectar a quantidade de gases tóxicos presentes nos ambientes industriais. Caso os níveis estejam muito acima do tolerado, é necessário que medidas paliativas sejam tomadas para que a concentração de gases tóxicos volte a ficar em níveis seguros para saúde humana e para a integridade de equipamentos e materiais. Além disso, existem outras vantagens vinculadas aos detectores que citaremos ao longo do artigo.
Leia este texto até o fim para saber tudo sobre as principais vantagens dos detectores de gás.
Os tipos de detectores de gás
Antes de falar sobre as vantagens, é importante apresentar quais são os principais tipos de detectores de gás. São eles o de sensor catalítico, sensor semicondutor, sensor de condutividade térmica, sensor infravermelho e sensor eletroquímico.
A maioria dos detectores modernos são de eletro-catalítico. A detecção neste caso se baseia no contato dos gases no ar com a superfície do detector de gás. Ele deve ser instalado em uma carcaça metálica, geralmente atrás de uma tela metálica, para que seu funcionamento seja potencializado.
O detector de gás semicondutor, embora não seja o mais utilizado atualmente, foi importante na década de 1980, pois universalizou o uso do detector de gás em ambientes industriais. Atualmente, ainda pode ser útil, dependendo do caso.
O detector de gás por sensor de condutividade térmica é bastante utilizado para identificar gases como metano e hidrogênio, pois estes apresentam condutividade térmica maior que o ar comum. O sensor infravermelho utiliza tecnologia de imagem para avaliar os gases presentes no ambiente. Apresenta resposta muito rápida e, por isso, é muito eficiente.
Por fim, temos o detector de gás por sensor eletroquímico, que é utilizado para detecção da maioria dos gases tóxicos comuns, como H2S, CO, SO2, CL2, entre outros. Seu funcionamento se dá por meio da resposta espontânea de redução e oxidação.
4 vantagens dos detectores de gás
Agora destacaremos as 4 principais vantagens dos detectores de gás: segurança, respeito às normas legais, produtividade e proteção aos equipamentos e instalações.
1. Segurança
A concentração de gases é prejudicial para a saúde humana, podendo afetar o sistema cardiorrespiratório e causar danos à pele. Além disso, a concentração de gases inflamáveis em determinado ambiente coloca em risco a saúde dos colaboradores da empresa. Qualquer faísca pode levar a explosões ou incêndios de grandes proporções.
2. Respeito às normas legais
Para atender aos níveis mínimos de segurança, a legislação brasileira estabelece que os gases devem ser controlados dentro dos ambientes industriais. A ABNT NBR IEC 60079-29 é quem melhor destrincha as recomendações e diretrizes necessárias para o controle dos níveis de gases em determinados ambientes. Além disso, a NR33 traz a regulação do trabalho em espaço confinado.
3. Produtividade
O alto nível de gases em determinado ambiente industrial pode levar à sua interdição, seja por conta do registro tardio destes gases, seja por conta de acidentes ocasionados por explosões ou incêndios. Com isso, a indústria tem as suas atividades paradas de forma parcial ou completa, o que reduz a produtividade do negócio.
4. Proteção aos equipamentos e instalações
Além de proteger a vida dos colaboradores, os detectores de gás são importantes para proteger os equipamentos e instalações da indústria. Dependendo do negócio, estas instalações podem ser o principal patrimônio da empresa. Perdê-lo pode comprometer substancialmente todo o negócio.
Portanto, os detectores de gás são fundamentais para uma indústria contemporânea. Eles apresentam várias vantagens e se dividem em vários tipos. Utilizá-los garante que a indústria opere de maneira segura, além de resguardar o patrimônio da empresa.
Entendeu melhor sobre os detectores de gás? Então acesse a Instrutemp e conheça nossa linha de detectores.
Comments