Para medir a alcalinidade ou acidez de uma determinada solução, é importante contar com um instrumento de medida, ou seja, um medidor de pH.
Esse instrumento de medida também é conhecido como phmetro, sendo útil em diversas situações, especialmente aquelas em que há a exigência de precisão na medição.
Para que você possa compreender melhor o assunto, fizemos este artigo para mostrar o que é o medidor de pH, como ele funciona, como você pode utilizá-lo e quais fatores levar em consideração para adquirir um medidor de pH de qualidade. Confira!
O que é o medidor de pH e como ele funciona
Conforme destacamos anteriormente, o medidor de pH é um instrumento utilizado para aferir a acidez ou alcalinidade de uma determinada solução.
Ele é formado por um eletrodo (sensor) conectado a um potenciômetro. A partir dessa estrutura, é feita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.
Quando o eletrodo é submerso na solução a ser verificada, são produzidos milivolts, que posteriormente são transformados para escala pH, disponibilizada no display do aparelho.
O resultado pode variar de 0 a 14. Quanto mais próximo de 14, a amostra é mais alcalina, pois há maior presença de íons H+. Quanto mais próximo do zero o resultado, maior a acidez da solução e maior a concentração de íons de hidrogênio (H+).
A solução é considerada neutra quando o valor do pH for igual a 7. Além disso, eles podem ser portáteis, de bolso ou de bancada. A escolha de cada um vai depender da finalidade e da necessidade para utilização do aparelho. Veja nossos modelos aqui >
Como utilizar o medidor de pH
Para utilizar o medidor de pH de forma eficiente, é necessário que ele esteja calibrado. Nossos medidores de pH geralmente são adquiridos com esse certificado.
Contudo, após um determinado tempo de uso, é necessário fazer a recalibragem do aparelho. Você pode buscar por laboratórios que prestem esse tipo de serviço — conforme indicação do fabricante.
Além disso, se o medidor apresentar algum defeito antes do prazo estipulado, é necessário fazer a calibração, garantindo assim a precisão das medições.
Outro ponto importante a ser comentado é que o medidor de pH deve ser calibrado com soluções-padrão de pH, conhecidos também como soluções tampão pH4, pH 7 e pH 10, que em geral, acompanham o aparelho.
Assim, a dica é escolher uma com padrão pH 7 e outra com valor próximo ao esperado da amostra.
Coloque um pouco da solução em um recipiente e mergulhe o medidor nele, fazendo o que estiver indicado nas instruções do medidor.
Apesar de simples, o processo é fundamental, pois leva à compreensão exata das leituras para que sejam feitos os ajustes, caso exista necessidade.
Duas formas para calibrar o medidor de pH
Existem duas maneiras de calibrar o medidor de pH para que ele seja mantido em boas condições de uso e forneça mais qualidade ao seu processo, confira:
Calibração realizada através de dois pontos
Também conhecido como calibração bracketing, nesse processo é calculado a inclinação real e o erro de deslocamento.
A partir dessas informações é feito o ajuste correto do medidor de pH de acordo com o eletrodo utilizado. Os intervalos são contados através dos dois pontos de calibração.
Calibração realizada através do multi-ponto
Nesse caso, a calibração do medidor de pH é realizada por mais de dois valores ao lado do ponto zero.
A vantagem é que a calibração em cima de mais de dois valores de pH aumenta a medição, por isso, não há tanta necessidade de calibrar o medidor com frequência.
Onde o medidor de pH é utilizado no dia a dia das indústrias?
Diversos setores fazem uso desse instrumento de medida, principalmente as indústrias de alimentos, farmacêuticas, laboratoriais e químicas.
Ou seja, os locais que precisam de análises constantes bem como monitoramento do pH, como, por exemplo, em amostras de alimentos, sucos e cervejas, além de cremes e soluções gerais.
Outro exemplo do uso do medidor de pH é no solo antes de realizar as plantações, nesse caso o pH pode ser medido para determinar qual o tipo de alimento mais adequado a ser plantado naquele local.
Muitos também utilizam o phmetro para saber a acidez da água da chuva e se ela é adequada para ser aproveitada nas plantações.
No leite que consumimos diariamente também é usado o instrumento de medida, principalmente para poder manter o alimento com qualidade adequada para o consumo.
Para que as indústrias utilizam o medidor de pH?
As indústrias fazem uso do medidor de pH em diversas situações, dentre as quais, podemos citar:
Fabricação da celulose
A medição do pH para a fabricação da celulose é fundamental para que o produto seja de qualidade em diversas partes das etapas de produção. Além disso, as indústrias de papel precisam de segurança nas medidas exatas do pH para que seus resíduos não prejudiquem o ambiente.
Indústrias de alimentos
Nas indústrias de alimentos o medidor de pH é usado principalmente para impedir que micróbios patogênicos cresçam.
Além disso, é necessário medir a fermentação de cervejas e demais bebidas que envolvem o procedimento de fermentação.
Contudo, para que o uso seja exato, faz-se necessário um equipamento de medida de qualidade, pois caso contrário, o alimento pode ser prejudicado.
Indústrias eletroquímicas
Outro exemplo do uso do pHmetro é nas indústrias eletroquímicas nos processos e usos de metais. Nesse caso o pH é manipulado na solução de se conseguir um material chapeado de qualidade, sendo que a resistência à corrosão e ao desgaste são aumentados consideravelmente.
Indústrias de cosméticos e setor farmacêutico
Os segmentos de cosméticos e as indústrias farmacêuticas também fazem uso do equipamento de medição do pH para garantir a qualidade e eficiência de seus produtos. Isso porque existe um padrão a ser seguido na produção dos cosméticos e a medição do pH aumenta a qualidade do produto.
Como adquirir um medidor de pH de qualidade
É necessário escolher um medidor de pH que esteja de acordo com as necessidades existentes na sua empresa. Para facilitar o uso do instrumento, dê preferência por um pHmetro digital, como o ITPH3500, disponível na Instrutemp.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, pode consultar um de nossos vendedores. Eles têm conhecimento para indicar o melhor modelo para o seu caso.
O medidor de pH é o instrumento ideal para a aferição da acidez ou alcalinidade, que é importante tanto para a segurança quanto para o controle de qualidade de determinados produtos ou processos de fabricação.
Em ambientes industriais que apresentam essa particularidade, o medidor de pH não é apenas um item diferencial, mas um item obrigatório.
Comments