top of page

Como medir o nível de pH e cloro da piscina?

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Manter o equilíbrio químico adequado da piscina não apenas mantém a água limpa, mas também ajuda a proteger o aquecedor, bomba e outros componentes do sistema contra danos. Um dos elementos mais importantes desse equilíbrio é o nível de pH.

Relação entre pH e cloro da água

O primeiro deve estar entre 7.2 a 7.6 ppm, enquanto o segundo deve estar entre 1,0 a 3,0 ppm.

O pH nada mais é do que a acidez da água. Se for mais baixo, a água ficará mais ácida. Isso causa irritação na pele, olhos e membranas mucosas. Além disso, o pH baixo também pode causar danos ao metal da piscina. Já com um pH alto, o cloro não pode se combinar com a matéria orgânica. Logo, quanto mais alto o pH, menor o efeito do cloro.

Já um nível de cloro muito alto, pode causar coceiras e irritações. Se o cloro estiver muito baixo, a água não é segura, pois qualquer microorganismo pode ser transmitido entre banhistas.

Como medir o nível de pH da piscina?

Como o pH afeta a capacidade do cloro livre de higienizar a água da piscina e porque os níveis de pH podem ser voláteis, é importante testá-lo toda vez que testar o cloro livre. Uma boa frequência é duas vezes por semana e após uso intenso ou chuva.

As tiras de teste são a maneira mais conhecida de testar o nível de pH da sua piscina. Contudo, atualmente já existem medidores de pH digitais.

Medidores digitais de pH

Esses instrumentos aumentaram em popularidade, pois podem fornecer análises abrangentes da água da piscina em poucos minutos. Geralmente, são compostos por dois eletrodos: um feito de prata ou cloreto de prata e o outro de vidro sensível a íons de hidrogênio.

Você não precisa de amostras de água, nem tiras de teste. Basta mergulhar a ponta do aparelho na água da piscina por alguns segundos para mostrar o pH, nível de cloro, temperatura e também o TDS (a quantidade de quantidade de substâncias dissolvidas na água. 

Para garantir resultados de medição precisos a longo prazo, o medidor de pH deve ser ajustado ou calibrado em intervalos regulares. Além disso, o eletrodo deve ser limpo regularmente com a solução de limpeza, de preferência após cada uso. Assim, evita-se a contaminação e as imprecisões de medição por ela causadas.

Importância da medição de pH não é só para piscinas

O pH também desempenha um papel importante no processamento de alimentos, indústrias farmacêuticas, aquicultura e muitas outras. As razões pelas quais é importante usar um medidor de pH incluem o seguinte:

  1. Produzir produtos com propriedades consistentes e bem definidas, de forma eficiente;

  2. Evite problemas de saúde nos consumidores;

  3. Atender aos requisitos regulamentares.

Aqui na Instrutemp, você encontra disponível diversos medidores de pH como o ITMPHS5500 e o ITPH2500. Entre agora em contato conosco e saiba todos os detalhes desses instrumentos.

Kommentit


bottom of page