Cada ambiente de trabalho tem seus desafios e riscos de segurança. Portanto, seu detector de gás deve ser confiável, acusando todos os gases perigosos que possam existir ou surgir no espaço de trabalho.
Existem vários tipos de detectores de gás no mercado, com diferentes visores, tamanhos e funcionalidades. Que tipo de detector de gás atenderá melhor às suas necessidades a fim de tornar o seu processo de entrada em espaços algo seguro e eficiente? Abaixo estão os aspectos que você deve considerar ao escolher o equipamento certo para cada necessidade.
O que considerar antes da escolha de um detector de gás?
Antes de mais nada, o sensor incorreto para o ambiente pode levar a um aumento de alarmes falsos, redução da vida útil do sensor ou perda de confiança da força de trabalho no instrumento selecionado.
É a partir dos processos produtivos de sua indústria e da identificação dos gases que deverão ser detectados que é possível determinar de forma assertiva qual detector de gás fixo ou portátil será necessário. Isso também é preciso para identificar a tecnologia que deve ser considerada para o processo, uma vez que os detectores podem realizar a identificação de gases com diferentes tecnologias como a Catalítica, IR, Eletroquímica, PID, FID, entre outras
Além disso, é importante seguir a Norma Regulamentadora NR-33 que estabelece os requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados que apresentam riscos à vida. Ela tem por objetivo definir e regulamentar as ações de reconhecer a presença de gases, avaliar a periculosidade, monitorar o ambiente e controlar os riscos existentes.
Selecionando o tipo certo de detector de gás
Confiabilidade
Talvez seja o aspecto mais importante. Caso um detector de gás apresente mau funcionamento ou vida útil curta, pode colocar seu local de trabalho e equipe em perigo. Sendo assim, uma regra a seguir é escolher marcas conhecidas ao comprar um detector de gás e em lojas especialistas em instrumentos de medição como a Instrutemp.
Recursos e usabilidade
O detector de gás precisa ser durável, fácil de manusear e resistente às condições de seu ambiente operacional. Tamanho e ergonomia fazem parte da facilidade de uso, com controles e botões acessíveis. Portanto, você precisa que o dispositivo seja confortável para usar e não interfira nas funções de trabalho do funcionário.
Precisão de leitura
Algumas aplicações de detecção de gás requerem um nível mais alto de sensibilidade do que outras. Sendo assim, certifique-se de que seu detector de gás pode registrar leituras dentro da faixa necessária.
Lembre-se de comparar as faixas de medição dos seus detectores de gás com os requisitos de EPI para todos os perigos de gases tóxicos. Desse modo, caso os intervalos não se alinharem, você precisa considerar se eles estão fornecendo os recursos de detecção de que os seus trabalhadores precisam para trabalhar em segurança.
Tempo de resposta
Quando se trata de gases atingindo níveis perigosos, cada segundo é importante. Dessa forma, certifique-se de que o detector de gás selecionado tenha um tempo de resposta que permita tempo suficiente para reagir e solucionar o problema.
Sensibilidade a fatores ambientais
Dependendo do ambiente operacional, um detector de gás pode ser exposto ao calor, umidade ou outros gases. De fato, é fundamental que esses fatores não afetem a confiabilidade das leituras e resultados fornecidos pelo detector de gás tóxico.
Encontre seu detector de gás na Instrutemp
Dispositivos de detecção de gás protegem você contra qualquer risco de envenenamento, combustão ou explosão. Certamente aqui na Instrutemp você encontra instrumentos Ideais para espaços confinados, teste de vazamentos pontuais e uso móvel. As aplicações incluem dutos subterrâneos de serviços públicos, salas de caldeiras, locais pós-incêndio, encanamentos de esgoto, instalações industriais, higiene industrial, equipes de primeiros socorros e frotas remotas. Fale conosco e faça hoje mesmo o seu orçamento.
Comments