top of page

Por que um certificado de calibração é importante?

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Um dos processos mais importantes que muitas empresas devem seguir para atingir os mais altos padrões é obter um certificado de calibração dos instrumentos. Esta é uma etapa fundamental para garantir a qualidade de todos os produtos e processos.

No geral, a calibração consiste em comparar os resultados obtidos pelos instrumentos com os obtidos por padrões (rastreáveis ​​a padrões internacionais de referência nacionais), sob condições pré-estabelecidas e controladas. Sendo assim, em um laboratório, todos os instrumentos de medição que influenciam a precisão ou validade dos testes devem ser calibrados. Além disso, em indústrias e outros segmentos, a calibração deve ser utilizada para evitar alterações de propriedade, causando impacto em produtos ou serviços.

Muitas vezes pensa-se que um certificado de calibração é simplesmente um pedaço de papel, o que é um ledo engano. Ao realizar a calibração, o usuário certifica que os instrumentos utilizados no processo analítico são compatíveis com o desempenho esperado. O resultado de uma calibração é um relatório ou documento, que permite analisar os resultados com os requisitos ou regulamentos que estão em vigor no processo. 

No Brasil, todo instrumento de medição utilizado com fins comerciais ou em atividades que possam oferecer algum risco às pessoas têm a sua calibração regulamentada e fiscalizada pelo INMETRO. Sendo assim, o recomendado é obter o certificado de calibração de um Laboratório de Calibração Acreditado, pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC). Dessa forma, você está seguro de que seu equipamento vai passar por um procedimento de qualidade em um lugar de credibilidade. Vale lembrar que o certificado de calibração emitido por um laboratório que pertence a RBC é aceito em mais de 50 países. 

Modelo de Certificado de Calibração

Os certificados de calibração emitidos por qualquer laboratório, independentemente do tipo de metrologia do equipamento a ser calibrado, mantêm uma estrutura geral que deve conter dados mínimos de informação conforme requisitos estabelecidos na NBR ISO/IEC 17025.

  1. Um título, por exemplo, Relatório de Calibração ou Certificado

  2. Nome e endereço do laboratório;

  3. Local onde foram realizadas as calibrações;

  4. Identificação única do Certificado em todas as páginas;

  5. Nome e endereço do cliente;

  6. Identificação do método de calibração. Não é necessária uma descrição;

  7. Identificação do instrumento sujeito a calibração;

  8. Recebimento do equipamento, data de execução e emissão;

  9. Identificação e assinatura da função que autoriza o relatório. Área Resp., Direção Técnica, Responsável pela calibração, etc.

  10. Condições ambientais;

  11. Evidência de que as calibrações são rastreáveis;

  12. Identificação de cada número das páginas, e do total;

  13. Correção e incerteza associada aos resultados e/ou declaração de conformidade com uma especificação metrológica;

  14. Não devem conter nenhuma recomendação sobre a adequação do equipamento, a menos que esteja dentro de uma especificação normativa;

  15. Eles não devem conter nenhuma recomendação sobre períodos de calibração.

Consequências de negligenciar a calibração do equipamento de medição

Negligenciar a calibração pode levar a uma produção parada, problemas de qualidade do produto e do processo, ou mesmo recall e modificação do produto. Assim sendo, em determinadas situações, a empresa pode até mesmo perder a licença de operação por descumprimento de exigências regulatórias. Confira abaixo outros prejuízos.

Incerteza de bons resultados

Se você não calibrar seu equipamento, não poderá ter certeza de que o serviço que presta é confiável, pois as condições adequadas de operação não são as ideais e, portanto, seus instrumentos não estarão prontos para fornecer dados precisos e resultados honestos.

Prejuízo econômico

Como ganhar clientes satisfeitos se os resultados obtidos por eles não estiverem corretos? Portanto, sem essa confiança, eles provavelmente vão procurar a concorrência. 

Incidente e /ou acidentes

Instrumentos não calibrados podem ser responsáveis até mesmo por acidentes fatais. Principalmente em espaços confinados, onde os trabalhadores lidam com informações sensíveis como medição de gases.

Não conformidade com a norma ISO 9001

Os equipamentos de medição devem ser adequados para sua finalidade e, além disso, deve ser mantido o certificado ou relatório de calibração.

Precisa calibrar instrumentos de medição?

Pode confiar na Instrutemp. Contamos com um laboratório de calibração equipado com padrões de calibração de alta qualidade com Rastreabilidade RBC, além de uma equipe de profissionais altamente capacitados para a realização dos serviços. Entre agora em contato e solicite o seu orçamento. Estamos te esperando!

Comments


bottom of page