Os gases são substâncias que não possuem volume fixo e tem capacidade de se expandirem e serem miscíveis entre si, ou seja, são como o ar. Muitos gases inflamáveis, tóxicos e oxidantes são utilizados na indústria em reações, como catalisadores ou como produtos finais.
Esses gases utilizados na indústria tem o risco de vazamento e podem ser nocivos tanto para o trabalhador como para o meio-ambiente, podendo muitas vezes ocasionar incêndios e acidentes graves. Além disso, o ser humano muitas vezes não consegue detectar esses gases apenas com os seus sentidos, pois costumam ser inodoros e incolores.
Sendo assim, como é feito a segurança em relação aos gases? Através de aparelhos de medição como o detector de gás e o analisador de gás! Para entender a diferença entre esses dois equipamentos e a sua importância para a segurança do trabalho, continue lendo!