top of page

Saúde ocupacional: como funciona a perícia e vistoria para essa área?

Atualizado: 21 de jul. de 2023

A saúde ocupacional é essencial na garantia do bem-estar dos trabalhadores. Por isso é importante que a perícia e vistoria sejam processos presentes em todas as empresas. Saiba mais a seguir.


Quando se trata de saúde ocupacional, as perícias e vistorias desempenham um papel crucial na identificação e prevenção de riscos no local de trabalho. O objetivo é identificar potenciais ameaças à saúde dos trabalhadores e propor medidas de cautela adequadas. Essas, por sua vez, podem incluir a adoção de equipamentos de proteção adequados e treinamentos específicos, por exemplo.


Como funciona a perícia e vistoria na saúde ocupacional?


Durante a perícia de saúde ocupacional os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) disponíveis são inspecionados. Além disso, a adequação das instalações e existência de programas de diligência também são avaliados. Neste caso o perito pode entrevistar os trabalhadores e gestores a fim de obter informações adicionais sobre as práticas de segurança adotadas.


Já as vistorias em saúde ocupacional são realizadas por órgãos reguladores ou de saúde e segurança ocupacional. Elas visam verificar o cumprimento de normas e regulamentos vigentes, como a NR 33 e NR 35. Desse modo, durante o processo, são avaliadas a existência de programas de prevenção, registros obrigatórios, entre outros.


Equipamentos Instrutemp que auxiliam na saúde ocupacional


Decibelímetro Digital Portátil com Bluetooth - ITDEC3500B


O decibelímetro ITDEC3500B é utilizado com o intuito de medir o nível de pressão sonora em ambientes internos e externos. Ou seja, a equipe de colaboradores podem atuar livres de ruídos nocivos à saúde.


Termo-higrômetro com Bluetooth, Ponto de Orvalho e Bulbo - ITHT3000B


O aparelho ITHT3000B é de amplo uso no controle de temperatura e umidade em ambientes controlados. Na saúde ocupacional ele é fundamental para realizar medições pontuais e verificações simples. Dessa forma o equipamento indica a regulagem do local, de acordo com a legislação, e garante segurança aos trabalhadores.


Acompanhe a Instrutemp nas mídias sociais


Gosta de saber mais sobre esse e outros temas relacionados? Se sim, você precisa conhecer nossas redes sociais. Afinal, são informações e dicas acerca de nossos produtos e serviços. Não deixe de nos acompanhar por lá! Mas em caso de dúvidas ou demais questões, basta entrar em contato conosco. Será um prazer atender você.

Comentários


bottom of page