Na segurança do trabalho na indústria, uma das principais obrigações da empresa é fornecer os Equipamentos de Proteção Individual. Utilizando-os da forma certa, os colaboradores evitam acidentes e fatalidades. A seguir, confira alguns dos principais equipamentos utilizados.
Quando se trata da segurança do trabalho, os EPIs são fundamentais. Afinal, sem eles não há como garantir a segurança dos trabalhadores. Ao se tratar de indústria, tais acessórios são ainda mais imprescindíveis. Pois os colaboradores lidam frequentemente com substâncias, aparelhos e locais perigosos.
É responsabilidade da empresa prover EPIs de qualidade. No entanto, os colaboradores precisam utilizá-los sempre e da maneira correta, a fim de proteger a eles mesmos.
Quais os principais equipamentos de proteção na indústria de acordo com a segurança do trabalho?
Capacete
Fundamental em diversas outras áreas, o capacete protege uma das partes mais importantes do corpo de impactos, quedas e perfurações.
Luvas
Fundamentais em ambientes industriais, por conta dos químicos, principalmente, os tipos de luvas variam de acordo em cada função. A proteção envolve também o contato com temperaturas extremas.
Óculos
Eles evitam o contato com estilhaços e líquidos em temperaturas extremas, por exemplo. Sua utilização também auxilia em ambientes muito iluminados ou de iluminação prejudicial.
Respiradores
O contato com gases tóxicos, contaminantes e poeiras pode ser extremamente prejudicial aos trabalhadores. Logo, os respiradores devem ser equipados e verificados pela segurança do trabalho, em indústrias relacionadas a estas substâncias. Pensando nisso, a Instrutemp disponibiliza uma linha especial com foco em detecção de gases. Confira aqui!
Ventilação
Exaustores e insufladores são muito utilizados em indústrias nas quais é necessária a circulação de ar. Não só por conta de fontes de calor, como também acúmulo de gases ou partículas tóxicas no ambiente.
Em nosso site é possível encontrar diversos modelos de insufladores, cada qual com uma especificação diferente. Ou seja, basta analisar e selecionar a opção ideal para a sua empresa. Caso não saiba distinguir o melhor equipamento para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de vendas para lhe auxiliar.
Por fim, é importante reforçar que tais itens necessitam de acompanhamento. Ou seja, o setor de segurança do trabalho deve estar sempre atento à validade dos EPIS.
Desse modo, equipamentos com rachaduras, ou marcas de extremo uso precisam ser frequentemente substituídos, a fim de preservar a segurança do colaborador. Outra função é verificar a utilização correta de cada um deles
Não deixe de acompanhar nossas redes sociais
Gostou de saber mais sobre os equipamentos utilizados na segurança do trabalho? Se sim, você é bem-vindo para conhecer nossas redes sociais. Por lá você encontra dicas e conteúdos como esse.
Comentarios