mundo dos instrumentos de medição é realmente fascinante se pensarmos na infinidade de grandezas que precisam ser medidas Um equipamento muito interessante nesse sentido é o termômetro higrômetro, também conhecido como termo-higrômetro.
Cada área possui o seu “calcanhar de Aquiles”, ou seja, uma determinada substância que precisa ser constantemente verificada. Dessa forma, especialmente quando a substância é bastante variável, é essencial esse monitoramento a fim de garantir os padrões necessários no segmento.
Dos complexos aos mais simplificados, vamos falar um pouco sobre o termômetro higrômetro, um equipamento relativamente simples que mede a umidade relativa do ar.
Ainda assim, é de fundamental importância para usos laboratoriais e em algumas ramificações da indústria, principalmente para aqueles que se preocupam com o ambiente e a qualidade do ar.
Termo-higrômetro: o que é?
O termo-higrômetro é um nome composto que praticamente define a sua função. “Termo”’ se refere à temperatura, enquanto ‘higro’ tem origem grega e significa ‘umidade’. Já o sufixo ‘metro’ representa a capacidade de medição do aparelho.
Logo, um termo-higrômetro tem como função medir a umidade presente nos gases da atmosfera e a temperatura, simultaneamente demonstrando a relação de um com o outro.
Com o uso do termômetro higrômetro, a quantidade de vapor pode ser medida em relação a algum aspecto da natureza, no caso, o clima.
Como surgiu o termo-higrômetro?
Criado por Johann Lambert, o primeiro instrumento de medição da umidade atmosférica de que se tem registro surgiu no século XVIII. Hoje conhecemos este equipamento de medição como termômetro higrômetro ou termo-higrômetro, mas sua evolução foi acontecendo com o tempo.
Depois da primeira versão criada no século XVIII, os suíços aperfeiçoaram a inovação com um experimento mais moderno para a época. Em 1783, o pesquisador Saussure criou o higroscópio.
Ele o utilizou para medir a alteração da umidade atmosférica no comprimento de um fio de cabelo. Em seguida, uma experiência semelhante foi testada com o osso de uma baleia.
Com o tempo, os estudos foram sendo aperfeiçoados até que se chegou ao termo-higrômetro de hoje. Os especialistas separaram os modelos fabricados em cinco grandes grupos:
Psicrômetros,
Higrômetros de absorção,
Higrômetros de condensação,
Higrômetros elétricos,
Higrômetros químicos.
Esses higrômetros inventados há mais de dois séculos foram embriões para a criação do termo-higrômetro. Ao longo do tempo, eles foram sendo testados e aprimorados até chegar ao que encontramos no mercado hoje.
Uma junção do higrômetro com o um sensor de temperatura e a reação química/física que resulta em uma grandeza cientificamente padronizada, que conhecemos como umidade relativa do ar.
Como medem a umidade?
Os termo-higrômetros mais comuns utilizam sais de lítio para mensurar a umidade. Essa substância, ao entrar em contato com o ar, tem seu potencial de condutividade modificado.
Com isso, o sistema do equipamento consegue detectar, através dessa variável, a quantidade de umidade presente no ambiente.
O instrumento é uma espécie de dois em um: ao mensurar simultaneamente a temperatura e quantidade de água em forma de vapor, ele entrega a relação temperatura-umidade da forma como a conhecemos.
Temos assim a umidade relativa do ar e, para isso, basta colocar o aparelho em contato com o ambiente a ser analisado.
Em quais versões o termômetro higrômetro é encontrado?
Os termo-higrômetros podem ser encontrados em duas versões: analógica e digital, entenda como cada uma funciona:
Versão Analógica
A versão analógica normalmente é composta por dois termômetros, um de bulbo seco, que indica a temperatura ambiente e outro de bulbo úmido, que irá auxiliar na determinação da umidade relativa.
O aparelho também possui um recipiente que deve ser mantido sempre com água limpa. A gaze que envolve o bulbo úmido deve estar limpa e imersa de tal forma que a área esteja sempre úmida. Esse é um aspecto fundamental para que o instrumento cumpra sua função de forma eficaz.
Versão Digital
Os termo-higrômetros digitais possuem um gravador, que produz um gráfico. Ele serve para monitorar e comparar os números recolhidos em um mesmo local.
Essa versão possui tecnologia de ponta para entregar uma medição mais precisa, além de facilitar a leitura, o aparelho é muito prático de usar. Eles são encontrados com mais facilidade no mercado, devido à sua variedade.
Umidade no ambiente de trabalho: aspectos importantes a considerar
Assim como na vida pessoal, a preservação da saúde precisa ser elemento primordial também no ambiente de trabalho.
Por isso, não adianta tomar todos os cuidados fora se nele você encontra um ambiente insalubre. Nesse caso, o termômetro higrômetro, se torna fundamental.
Para controlar esses fatores e tornar o local de serviço uma área adequada para os colaboradores, existe no Brasil a Norma Regulamentadora (NR 17), que estabelece uma série de regras ergonômicas para gerar um local mais confortável para o exercício da atividade laboral.
Dentre os parâmetros estabelecidos, está a climatização de ambientes, que inclui níveis de ruído, índice de temperatura efetivo, velocidade do ar superior e umidade relativa do ar.
Para cada um desses pontos, existe uma medida determinada. No caso da umidade, ela não pode ser inferior aos 40%.
Isso em locais onde se desenvolve trabalho intelectual e que exige máxima atenção. Contudo, existem outros locais que são considerados com alguma insalubridade. Tais locais necessitam ser ocupados por pessoas para a execução das atividades. É o caso de frigoríficos, pesca, lavanderias, cozinhas e lava a jato.
Esses espaços exigem uma atenção maior da fiscalização do trabalho, pois requer um sistema especial de trabalho, tanto para os horários quanto para os equipamentos de proteção ao trabalhador que devem ser obrigatoriamente usados.
Classificação da umidade
Desenvolvida pela Universidade de Campinas (Unicamp), a escala psicométrica aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificando-a em estado de atenção, alerta e emergência.
Para cada variação numérica, há uma série de cuidados que são indicados para a população tomar, confira como funciona cada estado:
Estado de atenção
De 21 a 30% da medição do termômetro higrômetro de umidade do ar, temos o estado de atenção. Nesse estágio, deve-se evitar exercícios físicos no horário entre 11h e 15h, umidificar o ar com o auxílio de umidificador e espalhar toalhas molhadas e recipientes com água no ambiente.
Estado de alerta
No intervalo entre 12 e 20% de umidade do ar a cidade se encontra em alerta. Nesse caso, deve-se evitar aglomerações em locais fechados, usar soro fisiológico e não fazer atividade e trabalhos pesados entre 10h e 16h.
Estado de emergência
Quando a umidade estiver abaixo de 12%, temos o estado de emergência. É um período crítico em que se deve evitar o ar livre e cuidar especialmente das crianças, além de seguir todas as recomendações indicadas nos outros níveis.
Saiba qual é a importância da umidade do ar e do termômetro higrômetro
Agora que você já sabe a importância da medição da umidade do ar, entenda porque ela é tão necessária para o planeta.
A umidade atmosférica de modo geral, é a quantidade de ar existente em forma de vapor, sua atuação na atmosfera age nas chuvas, na temperatura e na saúde dos seres humanos e animais.
Por isso a aplicação do termômetro higrômetro se faz tão necessária em qualquer ambiente e que o homem esteja presente.
Além disso, nas plantações também é necessário que a umidade do ar esteja propícia para que elas cresçam saudáveis.
Um exemplo é a floresta Amazônica, que devido a sua área verde, emite uma quantidade excelente de água para a atmosfera. Sendo assim, o vapor produzido na floresta acaba se deslocando para outras regiões, por isso a área é tão importante para o planeta.
Nas indústrias, por exemplo, as condições do ar precisam estar de acordo com a legislação, o que permite que os trabalhadores realizem suas tarefas tranquilamente. Com um equipamento capaz de medir a umidade, é possível agir em caso de baixa umidade do ar, garantindo segurança e qualidade de vida para todos.
Quais fatores determinam a umidade do ar
Existem alguns fatores que determinam a umidade do ar. A localização de uma cidade ou empresa pode interferir na umidade, um exemplo são locais próximos ao mar ou em áreas litorâneas. Nestes locais há uma boa concentração de vapor de forma natural.
Ao contrário do que ocorre em regiões quentes e com pouca vegetação, como é o caso das grandes cidades, que sofrem na época da seca com a baixa umidade do ar.
Mesmo porque as chuvas são fatores que influenciam diretamente a umidade do ar e a falta delas acarreta diversos problemas respiratórios nas pessoas.
Mais um motivo para que os setores industriais tenham ao dispor de seus funcionários o termômetro higrômetro, pois com ele é possível medir a qualidade do ar e se necessário melhorar suas condições de trabalho.
Como consequência, a empresa é capaz de contribuir com a saúde dos colaboradores. Além disso, você perceberá que a disposição para exercer as funções melhoram à medida que a qualidade do ar aumenta.
Veja a seguir algumas dicas que podem ser seguidas para melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho.
Como melhorar a qualidade do ar
Quando não podemos contar com as chuvas ou fenômenos naturais para melhorar a qualidade do ar, algumas dicas podem ser seguidas, confira:
Não permita que fumem no ambiente de trabalho, pois além de ser proibido, as pessoas mais sensíveis à fumaça serão as mais prejudicadas com o comportamento inadequado;
Se sua empresa possuir ar-condicionado não esqueça de verificar pelo menos a cada três meses as condições dos filtros e faça a troca sempre que recomendado;
A limpeza do ambiente é fundamental para que as pessoas fiquem livres do pó, sendo essa outro motivo que prejudica a qualidade e percentual de umidade do ar;
Evite carpetes e cortinas, e dê preferência a usar insulfilm nos vidros das janelas;
Use produtos livres de agentes que possam prejudicar o meio ambiente, produtos químicos prejudicam o ar que respiramos devido às substâncias que possuem.
Estas são dicas que vão ajudar sua empresa a manter a qualidade do ar, contudo, é importante que você use o termômetro higrômetro regularmente para manter o ambiente saudável e dentro das normas oficiais.
Onde analisar a qualidade do ar?
Qualquer ambiente que necessite de vigilância de umidade constante deve conter um termo-higrômetro. Dessa forma, evitam-se uma série de problemas que incidem em outras áreas, como por exemplo:
Áreas de cultivo de plantas, afinal, assim como nós, as plantas precisam de um ambiente propício para crescerem de forma saudável. Elas necessitam de uma atmosfera equilibrada, com grau normal de umidade.
Despensas de alimentos, que devem ser guardados em locais secos, com pouca umidade, nas fábricas de fermentação como as de cerveja. A umidade pode alterar o processo e a qualidade desses produtos;
Incubadoras farmacêuticas e revestimento de remédios, que podem ter sua fórmula alterada e possibilitar surgimento de bactérias diferentes das utilizadas nos medicamentos;
Espaços que guardam imagens antigas e obras de arte para evitar que sejam danificadas. Estúdios de gravação e segmentos da indústria também precisam controlar os níveis de umidade para preservar a qualidade do produto final.
Termo-higrômetro: qual escolher?
Alguns termo-higrômetros contam com medidores externos acoplados, constituídos de um sensor que pode ser posicionado onde se deseja obter as variáveis.
Outros podem fazer o registro de temperatura e umidade em períodos pré-determinados (datalogger), possibilitando o acompanhamento da variação dos fatores na própria tela, com conexão USB ou via Bluetooth.
O mercado oferta ainda aparelhos com sensor que conseguem detectar a umidade em até 100 metros de distância do local, em ambientes internos e externos. Alguns podem realizar a previsão de temperatura, armazenar dados de temperaturas e suas amplitudes mínima e máxima, além de possuir relógio, calendário e alarme.
É ideal que o local de verificação seja determinado antes da compra do termômetro higrômetro, afinal os diferentes modelos serão mais indicados conforme o ambiente, distância, etc.
Como calibrar o termo-higrômetro?
O equipamento possui um sensor que é responsável por aferir os dados do ar. Esse sensor é sensível ao vapor e às temperaturas que são medidas. Como se trata de um processo mecânico, qualquer desajuste pode gerar erro de informação.
Para evitar o aumento da margem de erro, o instrumento precisa passar por calibragem conforme as orientações do fabricante e sempre que for usado, para que aponte os dados em sua mais fiel correção.
Os termo-higrômetros digitais não precisam ser calibrados de forma independente, e normalmente apresentam margem de erro na medição de 1 a 3%, dependendo da qualidade do instrumento.
Cuidados necessários para o termômetro higrômetro
Para a vida longa de seu termômetro higrômetro alguns cuidados são necessários, assim, você poderá usá-lo por muito mais tempo.
Além disso, terá a certeza de que está realizando a medição de temperatura interna, externa ou da umidade do ar, de forma correta. Por isso, confira alguns cuidados que você deve ter:
Antes de ligar o equipamento, no caso digital, certifique-se de que a pilha tenha sido colocada de forma correta e conectada ao termômetro higrômetro;
Sempre verifique se o termo higrômetro não apresenta nenhuma anormalidade em sua função ou danos relacionados a quedas;
Nunca coloque o equipamento próximo a fontes de calor, pois isso pode danificar o aparelho;
Lembre-se que a pilha precisa ser trocada sempre que o termômetro higrômetro apresentar falhas no display.
Com esses cuidados simples, você vai manter seu aparelho de medição com uma durabilidade muito maior.
Termo-higrômetro é na Instrutemp!
A Instrutemp oferece uma linha completa de termo-higrômetros para o que você precisa, com condições facilitadas de pagamento e entrega.
São modelos diversos: analógico ou digital, que podem ser utilizados em ambientes abertos ou fechados, em laboratórios e domicílios. Não perca tempo. Adquira seu medidor!
Confira aqui os modelos disponíveis e encontre o ideal para você! Se tiver dúvidas, fale com um de nossos consultores aqui!
Comments