top of page

Você sabe o que é metrologia industrial?

Atualizado: 13 de fev. de 2023

A metrologia é definida como a ciência das medições, bem como os métodos e meios utilizados para realizá-las. Dessa forma, falar de metrologia industrial é falar de metrologia aplicada aos processos industriais.

Graças à ela, é possível garantir a precisão na qualificação, verificação e validação das medições. É essa confiabilidade que ajuda a classificar uma peça com confiança e precisão. Além disso, permite desenvolver novas tecnologias, melhorar a qualidade dos sistemas de produção industrial e automatizar os processos industriais de uma empresa. Porém, tais benefícios só se tornam possíveis com a utilização de unidades de medida corretas e equipamentos específicos para cada caso.

Qualquer atividade que você imaginar certamente terá passado por um processo de medição: produtos alimentícios, níveis de emissão de poluição, velocidade automobilística e muitos outros. Atualmente, esta ciência abrange tanto a parte teórica quanto os aspectos experimentais na obtenção de medidas. Naturalmente, este processo é vai de acordo com as normas nacionais e/ou industriais.

Importância da metrologia industrial

Como você já deve ter notado, a metrologia industrial é requisito básico para obter produtos e serviços de qualidade, pilares de qualquer empresa que deseja manter um alto nível de competitividade no mercado.

Também fornece a alguns setores conhecimento científico para o desenvolvimento de novas tecnologias, seja para tornar os sistemas de produção mais eficientes, seja para automatizar os processos industriais. Da mesma forma, serve para melhorar a segurança e a saúde dos consumidores, o que resulta em produtos feitos sob padrões de medição adequados. 


Ferramentas de medição na indústria



Como a metrologia agora abrange tanto a teoria quanto a prática de fazer medições, as empresas podem usar e se beneficiar da metrologia e calibração e usá-la para os propósitos aqui apresentados.

Existem algumas ferramentas no mercado que feitas especialmente para definir e controlar a qualidade dos produtos. Os calibradores, por exemplo, são os equipamentos mais utilizados, podendo apontar parâmetros como temperatura, pressão e muitos outros. 

Aqui na Instrutemp você encontra diversos instrumentos para colocar a metrologia industrial em prática. Visite agora a nossa loja virtual e solicite um orçamento. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire suas dúvidas diretamente com a nossa equipe de especialistas.

Comments


bottom of page